Na última década, a expectativa de vida média dos brasileiros aumentou de 68 para 74 anos, segundo o IBGE. Junto com essa longevidade, uma série de outras questões associadas também apresentou crescimento, como é o caso da cirurgia plástica. Um levantamento feito pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - Regional São Paulo (SBCP-SP), com médicos de todo o país, revelou que na última década 56,04% dos cirurgiões registraram um aumento no atendimento de pacientes com idade acima de 65 anos.
Mudanças culturais e o aumento da qualidade de vida refletiram diretamente no aumento da procura por cirurgias plásticas por pacientes nesta faixa etária. Atualmente, é comum encontrar indivíduos profissionalmente ativos e com atividade social intensa. O Brasil é o segundo país no ranking mundial da cirurgia plástica, com 905 mil procedimentos realizados em 2011, perdendo apenas para os Estados Unidos, com 1,1 milhão de cirurgias.
Os dados pertencem a uma ampla pesquisa realizada pela Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (Isaps) em parceria com a SBCP-SP. Qualquer cirurgia plástica pode ser realizada nessa faixa etária desde que haja boa saúde física e psíquica. As limitações são decorrentes de doenças pré existentes e uso crônico de alguns medicamentos.
0 comentários:
Postar um comentário